sábado, 2 de maio de 2020

SOCIOLOGIA - MAIO 2020

1ºENSINO MÉDIO




O quadrinho acima trata de uma preocupação inerente à sociologia. O tema sociológico presente na tirinha é o/a

a)      religião, como promotora da miséria e sua cura.
b)      socialismo, levando o povo ao estado de miséria.
c)       pobreza, causada pela má vontade dos trabalhadores.
d)      alienação, responsável por querer ajudar os vagabundos.
e)      conscientização, que faz entender as relações econômicas de nossas vidas.

ATIVIDADE 3

A sociologia surgiu para suprir a necessidade de se entender os fenômenos sociais e as regras fundamentais pelas quais se baseiam nossas relações. Entretanto, a sociologia contemporânea difere-se da ideia original, na medida em que:

a) entende-se que as sociedades são como organismos vivos, com leis de funcionamento estabelecidas e imutáveis.
b) é amplamente aceito que as diferenças raciais determinam características do convívio do sujeito, uma vez que é a raça que estabelece o comportamento social.
c) entende-se que as sociedades e as relações sociais possuem infinitas variações, não sendo possível traçar leis gerais que justifiquem ou expliquem, em termos absolutos, todas as formas de interação humana no mundo social.
d) deixou de ser uma área do conhecimento válida, uma vez que não é possível estudar uma sociedade em razão da enorme quantidade de diferenças entre os sujeitos que a compõem.


ATIVIDADE 4

1. Reflita e responda

O Cartum abaixo é bem provocante para discutir a questão das cotas. Qual sua posição a respeito?





2ºENSINO MÉDIO

ATIVIDADE 1

“Nós somos responsáveis pelo outro, estando atento a isto ou não, desejando ou não, torcendo positivamente ou indo contra, pela simples razão de que, em nosso mundo globalizado, tudo o que fazemos (ou deixamos de fazer) tem impacto na vida de todo mundo e tudo o que as pessoas fazem (ou se privam de fazer) acaba afetando nossas vidas”.
Zygmunt Bauman

1. Observe o mapa político do Brasil:

Agora destaque elementos sociais que caracterizam cada região. Todas as informações colhidas são estritamente de cunho social? Faça uma filtragem: elementos naturais, como vegetação e relevo, devem ficar de fora – ainda que também possam influenciar fatores sociais.


ATIVIDADE 2

A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.
(MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.)
Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas

a) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
b) perderam a relação com o seu passado histórico.
c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
e) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus

ATIVIDADE 3

“Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa. No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: “Tour”, “En avant”, “Chez des dames”, “Chez des chevaliê”, “Cestinha de flor”, “Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de flores”, “Coroa de espinhos” etc. No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo”.
CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1976.

As diversas formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por

a) possuir como característica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso, identificar uma nação ou região.
b) abordar as tradições e costumes de determinados povos ou regiões distintas de uma mesma nação.
c) apresentar cunho artístico e técnicas apuradas, sendo, também, considerada dança-espetáculo.
d) necessitar de vestuário específico para a sua prática, o qual define seu país de origem.
e) acontecer em salões e festas e ser influenciada por diversos gêneros musicais.

ATIVIDADE 4

Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afor-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial – descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos – para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado)

A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a

a)      Práticas de valorização identitária.
b)      Medidas de compensação econômica.
c)       Dispositivo de liberdade de expressão
d)      Estratégias de qualificação profissional.
e)      Enstrumentos de modernização jurídica.


MUDANDO DE ASSUNTO!

Lendo alguns textos de vocês, percebi que há alguns assuntos e termos que vocês não conhecem muito bem e/ou existem alguns equívocos. Por isso, sempre que possível vou apresentando alguns esclarecimentos. Agradeceria demais sugestões de vocês!Parte inferior do formulário

Para entender de uma vez o que é misoginia
O que é misoginia?
[...] Misoginia envolve preconceito, contudo não aos nordestinos. Trata-se de repulsa, desprezo, ódio ou preconceito contra as mulheres. Etimologicamente, a palavra “misoginia” é derivada do grego misogynia​. Trata-se da união de miseó, que significa “ódio”, e gyné, que se traduz para “mulher”. No Cambridge Dictionary misoginia assim está definido:  […] crença de que os homens são muito melhores que as mulheres (Cambridge Dictionary Online, 2018).
Alguém que defende que as mulheres são inferiores moralmente ou intelectualmente aos homens é considerado misógino. A misoginia pode manifestar-se de várias maneiras, incluindo a violência (física e psicológica), a discriminação sexual, difamação motivada pelo gênero e objetificação sexual das mulheres. Os elevados índices de feminicídio tem relação direta com a misoginia. 
É importante destacar duas coisas: i) a misoginia é mais antiga do que a roda, embora o conceito tivesse aparecido pela primeira vez em 1656, no Oxford English Dictionary e; ii) as formas de manifestação da misoginia se transformaram, à medida que as sociedades humanas evoluíram, tornaram-se mais refinadas, sutis, o que não significa que são menos inadmissíveis. 
Um belo trabalho para entendermos como as mulheres são subjugadas na nossa sociedade é o livro “A dominação Masculina“, de Pierre Bourdieu. Nele o autor demonstra como a dominação dos homens sobre as mulheres se manifesta tanto de forma explicita, como sutil, muitas vezes imperceptível aos homens e às mulheres.
(Disponível em: https://www.cafecomsociologia.com/para-entender-misoginia/. Acesso em 29/04/2020.)



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