6ºANO
ATIVIDADE 1
1.1. Leia o
texto e observe as imagens da sequência.
a) A partir da leitura do texto e das imagens
acima, reflita e identifique a qual tempo cada imagem corresponde:
Tempo cronológico:
__________________________________________________________ Tempo da natureza:
__________________________________________________________ Tempo histórico:
_____________________________________________________________
b) Escreva no seu caderno cinco instrumentos que
você utiliza para contar e controlar o seu tempo. Você pode relacioná-los com
as imagens acima.
ATIVIDADE 4
4.1. Leia o texto e observe a linha do tempo
abaixo para realizar as atividades no seu caderno
a) A divisão histórica mais utilizada no ocidente é
o quadripartismo europeu, que é a
divisão do tempo histórico em quatro partes: Antiga, Média, Moderna e
Contemporânea. Essa divisão da História, somada à noção de linearidade
(proveniente da percepção do tempo cristão) é muito criticada pelos
historiadores da atualidade. Pesquise em livros didáticos, na internet, entre
outros recursos, as razões dessa divisão ser criticada.
b) Procure em um dicionário ou em outro recurso o
significado das palavras desconhecidas, e registre-as abaixo.
ATIVIDADE 5
5.1. De acordo com o conhecimento que você adquiriu
até aqui, é possível perceber que tudo o que temos atualmente foi construído
pela humanidade ao longo do tempo. Com o calendário não seria diferente, já que
foram criados de acordo com as necessidades de cada sociedade, podendo se
apresentar como cíclicos ou lineares
c) Em seu caderno, pesquise três tipos de
calendário: o chinês, o muçulmano e o japonês. Registre com imagens (recortadas
ou desenhadas) estes calendários e, embaixo de cada um, coloque uma breve
descrição.
7ºANO
ATIVIDADE 2
2.1. Para
desenvolver esta atividade, reúna-se com um colega de classe e, juntos,
respondam no caderno aos seguintes questionamentos:
a) A tecnologia, da forma como conhecemos, está
presente em todas as sociedades humanas? Justifique.
b) Podemos considerar “modernas” as sociedades que
dependem da tecnologia em seu cotidiano?
c) Podemos considerar “antigas” ou “atrasadas”
comunidades que não dependem de recursos tecnológicos?
ATIVIDADE 3
a) Elabore uma pequena pesquisa sobre os aspectos
arquitetônicos das cidades acima, anotando no seu caderno.
b) Realizada a pesquisa e identificadas as
principais características arquitetônicas dessas cidades, podemos afirmar que
elas representam modernidade? Justifique no seu caderno.
3.2. Leia o texto abaixo:
ATIVIDADE 5
5.1. Leia o texto, observe a imagem abaixo e
responda o que se pede no seu caderno:
a) Quem é o autor da obra?
b) Qual é o tema da obra? O que o autor quis
representar? O que são as imagens em volta do Homem Vitruviano? Como se
articulam os simbolismos do tema da obra?
c) Em qual contexto histórico a obra foi criada?
8ºANO
ATIVIDADE 1
1.1. Observe a imagem e leia o
fragmento de texto a seguir para responder aos questionamentos no caderno:
9ºANO
ATIVIDADE 1
1.1. Leia o
texto, analise as fontes abaixo e responda às questões em seu caderno:
1ºENSINO MÉDIO
ATIVIDADE 1
1.1. Leia o texto e responda as
questões a seguir no seu caderno:
“Memória” é
a faculdade de lembrar e conservar estados de consciência passados. Para santo
Agostinho, a coisa começa com uma frase: « eu me lembro de mim
mesmo ». Penso na relação entre memória e identidade para falar das
igrejas mineiras incendiadas e nem sempre cuidadas adequadamente. Para lembrar
que estamos perdendo a memória e que precisamos cuidar melhor do patrimônio
histórico brasileiro. Sabemos que a memória é vida. Vida sempre carregada pelos
grupos humanos e nesse sentido, em permanente evolução. Se a história é a
reconstrução incompleta do que “não é mais”, a memória é um fenômeno sempre
atual, enraizado num gesto, num perfume, num som. Lugares de memória, por sua
vez, são aqueles onde se cruzam as memórias pessoais e familiares com as da
nação: uma bandeira, um monumento, uma igreja, uma imagem. Reconstrói-se,
graças a eles, a representação que um povo faz de si mesmo.
Diferentes de nós,
que ainda não sabemos guardar nossa memória, há sociedades que não sabem mais o
que conservar. Elas acabam embarcando num processo de acumulação pela
acumulação. É o que se vê em certos museus americanos onde a obsessão de
consumo se traduz no acúmulo de peças díspares. More and more é o
lema de alguns deles, onde a figura de cera de Leonardo da Vinci ombreia com o
Mickey. Onde se mistura a ficção e o real.
Esta bulimia de acumulação sem
sentido dá nos parques temáticos, nas Disneys da vida...Estamos longe das teses
que nos ensinam a desenvolver afeto por aquilo que é herança do passado. Esquecemos
aí o lema “quanto melhor conheço, mais gosto”.
Apesar dos
desastres e do descaso governamental, um movimento comemorativo parece nos
envolver: centenários, novas rotas turísticas, festas e manifestações locais
enchem a agenda. É a utilização comercial do patrimônio histórico, ainda muito
insipiente e subvalorizada entre nós brasileiros. Essa « comemoratividade »
caminha ao lado de um fenômeno sem precedentes. Em todas as regiões se
multiplicam os museus, conserva-se todo o tipo de objeto, recolhe-se um
documento aos arquivos. Destruir passou a ser proibido. Luta-se para conservar
não apenas os grandes monumentos, mas testemunhos antes não valorizados de
nosso passado: receitas de bolo, flores de papel, um ponto de bordado. O lema
devia ser “não toquem no meu passado”.
O ser humano tem
instinto de colecionismo. Todos temos uma “canastra da Emília dentro de nós”,
canastra, diga-se, capaz de permitir a evocação de sentimentos. Canastra que é
parte da luta contra o esquecimento e a morte. Nosso patrimônio – ou que sobrou
dele - dá lógica e sentido a tudo isto. Para que ele seja memória viva e não
memória do além, é bom começar a protestar contra o seu desaparecimento.
Priori, Mary Del. O
Estado de São Paulo, 19 de junho de 2003.
a) Quais a principais finalidades
da aprendizagem histórica? O que você entende por consciência histórica?
b) O que você entende por documento
histórico? Dê exemplos.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial
ATIVIDADE 3
Analise as seguintes assertivas a respeito da humanidade antes da escrita:
I. Ao final do período Neolítico, iniciou-se o Paleolítico, período marcado pela fabricação de instrumentos metálicos. Inicia-se nesse contexto o domínio rudimentar das técnicas de fundição.
II. O Neolítico ou Idade da Pedra Polida foi marcado pelo uso da capacidade intelectual, houve o crescimento de grandes migrações e uma relação de afinidade com os animais e a agricultura. Alguns historiadores chegam a chamar de “revolução neolítica”.
III. O professor pesquisador brasileiro que precise realizar uma pesquisa com enfoque em objetos pré-históricos, na Inglaterra ou no Egito, terá dificuldades para encontrar, nos museus, “fósseis pré-históricos” da época, uma vez que não existe na historiografia valorização desse período histórico nesses países.
IV. O ser humano, ao se tornar nômade, vivia da caça, da pesca e da coleta, com uma organização social simples, abrigando-se nas cavernas e sobre as árvores. Essas características típicas levaram os pesquisadores a determinar esse contexto histórico como o mais rudimentar da humanidade, nomeado como período Neolítico.
Quais estão corretas?
a) Apenas II.
b) Apenas IV.
c) Apenas I, III e IV.
d) Apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
2ºENSINO MÉDIO
ATIVIDADE 1
1.1. Texto
ATIVIDADE 2
2.1. Pesquisa
RENASCIMENTO EUROPEU
Abordar seguintes tópicos:
·
Valores humanistas
·
Literatura, política e filosofia
·
Pintura e escultura
·
Ciência e engenharia
·
Arquitetura e urbanismo
·
Identificar principais artistas e obras de cada
etapa do Renascimento: Trecento, Quatrocento e Cinquecento.
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