1ºENSINO MÉDIO E 2ºENSINO MÉDIO
Química é uma matéria de extrema importância .
Então criamos uma Lista de Química sobre Impacto Ambiental.
São 50 questões divididas por nível fácil, médio e difícil.
Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente por determinada ação ou atividade. Atualmente o planeta Terra enfrenta fortes sinais de transição, o homem está revendo seus conceitos sobre natureza.
Esta conscientização da humanidade está gerando novos paradigmas, determinando novos comportamentos e exigindo novas providências na gestão de recursos do meio ambiente.Um dos fatores mais preocupantes é o que diz respeito aos recursos hídricos. Problemas como a escassez e o uso indiscriminado da água estão sendo considerados como as questões mais graves do século XXI.
É preciso que tomemos partido nesta luta contra os impactos ambientais, e para isso é importante sabermos alguns conceitos relacionados ao assunto.Poluição é qualquer alteração físico-química ou biológica que venha a desequilibrar um ecossistema, e o agente causador desse problema é denominado de poluente.
Como já era previsto, os principais poluentes têm origem na atividade humana. A Indústria é a principal fonte, ela gera resíduos que podem ser eliminados de três formas:
Na água: essa opção de descarte de dejetos é mais barata e mais cômoda, infelizmente os resíduos são lançados geralmente em recursos hídricos utilizados como fonte de água para abastecimento público.
Na atmosfera: a eliminação de poluentes desta forma só é possível quando os resíduos estão no estado gasoso.
Em áreas isoladas: essas áreas são previamente escolhidas, em geral são aterros sanitários.
Classificação dos resíduos:
Resíduos tóxicos: são os mais perigosos e podem provocar a morte conforme a concentração, são rapidamente identificados por provocar diversas reações maléficas no organismo. Exemplos de geradores desses poluentes: indústrias produtoras de resíduos de cianetos, cromo, chumbo e fenóis.
Resíduos minerais: são relativamente estáveis, correspondem às substâncias químicas minerais, elas alteram as condições físico-químicas e biológicas do meio ambiente. Exemplos de indústrias: mineradoras, metalúrgicas, refinarias de petróleo.
Resíduos orgânicos: as principais fontes desses poluentes são os esgotos domésticos, os frigoríficos, laticínios, etc. Esses resíduos correspondem à matéria orgânica potencialmente ativa, que entra em decomposição ao ser lançada no meio ambiente.
Resíduos mistos: possuem características químicas associadas às de natureza biológica. As indústrias têxteis, lavanderias, indústrias de papel e borracha, são responsáveis por esse tipo de resíduo lançado na natureza.
Resíduos atômicos: esse tipo de poluente contém isótopos radioativos, é um lixo atômico capaz de emitir radiações ionizantes e altamente nocivas à saúde humana.
PARA AUXILIAR NA SUA APRENDIZAGEM ASSISTA A VÍDEO AULA: https://www.youtube.com/watch?v=B9vpbIbsg9A
QUESTÕES PARA NOTA.
01 - (UFPR) A população mundial consome anualmente energia necessária para aquecer em torno de 9x1011 (900.000.000.000) toneladas de água até seu ponto de ebulição. A maior parte dessa energia é retirada da queima do carvão e de produtos derivados do petróleo. Essa queima eleva as concentrações de SO2 e CO2 na atmosfera, que causam, respectivamente, os seguintes efeitos: a) chuva ácida e efeito estufa. b) efeito estufa e aumento da temperatura da atmosfera. c) maior incidência de raios ultravioleta e efeito estufa. d) degradação da camada de ozônio e chuva ácida. e) aumento de nebulosidade e chuva ácida.
02 - (UERJ) A chuva ácida é um tipo de poluição causada por contaminantes gerados em processos industriais que, na atmosfera, reagem com o vapor d’água. Dentre os contaminantes produzidos em uma região industrial, coletaram-se os óxidos SO3, CO, Na2O e MgO. Nessa região, a chuva ácida pode ser acarretada pelo seguinte óxido:
a) SO3 b) CO c) Na2O d) MgO
03 - (UERJ) Duas importantes ações na luta contra o aumento do efeito estufa são a limitação da queima de combustíveis fósseis e a promoção do crescimento de florestas. A importância do crescimento das florestas se deve à ocorrência, nas plantas, da etapa metabólica resumida na seguinte equação química: a) 3 222 CO HOHCO b) 2 626126 CO 2OHC 2OHC c) 2 612622 O 6OHCOH 6CO 6 d) O H 6CO 6O 6OHC 2 226126
04 - (UNEMAT MT) O componente atmosférico cuja concentração vem aumentando nestas últimas décadas é o: a) argônio; b) oxigênio; c) nitrogênio; d) vapor d’água e) dióxido de carbono;
05 - (FEI SP) Nos últimos anos, a cidade de São Paulo vem sofrendo os efeitos da chuva ácida. O caráter ácido da chuva é causado pela presença de: a) monóxido de carbono; b) amônia; c) óxidos de enxofre; d) sais de fósforo; e) partículas de carvão.
06 - (ACAFE SC) O tratamento da água que a CASAN distribui consiste basicamente na adição de sulfato de alumínio, cloro e flúor. A água, após tratamento, classifica-se como: a) sistema bifásico b) substância simples c) mistura heterogênea d) mistura homogênea e) mistura azeotrópica
07 - (UFJF MG) Leia, com atenção, o fragmento abaixo: “As alterações climáticas globais, decorrentes da emissão excessiva de gases e partículas na atmosfera, aumentam o chamado “efeito estufa”. A concentração de dióxido de carbono (CO2), que antes do ano de 1850 era de 280 ppm (partes por milhão), atinge hoje 370 ppm e pode subir para 1000 ppm no final desse século.” Fonte: Ciência Hoje, julho de 2004. NÃO É CORRETO dizer, sobre o CO2, que:
a) em contato com a água da chuva, produz ácido carbônico. b) é um composto molecular. c) é um dos produtos obtidos pela queima de combustíveis nos motores de automóveis. d) possui ligações polares e, portanto, é uma molécula polar. e) o seu excesso na atmosfera causa o “efeito estufa”.
08 - (Mackenzie SP) Uma teoria sobre o aquecimento global da Terra propõe que a elevação da temperatura está relacionada, principalmente, com o crescente aumento do teor de gás carbônico atmosférico. O gás carbônico, assim como os vidros transparentes de uma estufa usada no cultivo de flores, permite a entrada de luz solar, mas dificulta a dissipação do calor para o espaço. Esse comportamento: a) é a causa da chuva ácida. b) leva à destruição da camada de ozônio. c) provoca a solidificação de grandes massas de água nos pólos. d) é, possivelmente, minimizado pela presença de alguns aerossóis (partículas em suspensão na atmosfera), que rebatem a luz solar, diminuindo a radiação que aquece a Terra. e) não interfere na temperatura da superfície do planeta.
09 - (Mackenzie SP) Dentre as substâncias citadas abaixo, aquela que contribui para aumentar a acidez da água da chuva tem como fórmula molecular: a) SO2 b) NH3 c) CO d) N2 e) CH4
10 - (UFAL) Tanto o dióxido de carbono como o metano são gases estufa. Quanto à solubilidade desses gases em água é correto afirmar que a) somente o dióxido de carbono é apreciavelmente solúvel. b) ambos são muito solúveis. c) somente o metano é apreciavelmente solúvel. d) ambos são insolúveis. e) ambos são muito solúveis somente em temperatura elevada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário