sábado, 2 de maio de 2020

GEOGRAFIA - MAIO 2020


6ºANO 



7ºANO A 

Nome: N: Série:7 Ano A
Prof. Isabel Disciplina: Geografia

O homem também vai impondo à natureza suas próprias formas, a que podemos chamar de formas ou objetos culturais, artificiais, históricos. Estas formas históricas não são as mesmas através dos tempos; aqueles acréscimos dos tempos primitivos são diferentes dos atuais. Hoje, as formas impostas à natureza são muito mais complexo resultado também de uma série de heranças. A natureza conhece um processo de humanização cada vez maior, ganhando a cada passo elementos que são resultado da cultura. Torna-se cada dia mais culturalizada, mais artificializada, mais humanizada. [...]. No processo de desenvolvimento humano, não há uma separação do homem e da natureza. A natureza se socializa e o homem se naturaliza.
(Milton Santos. Metamorfoses do espaço habitado, 1997.)

De acordo com o autor, é correto afirmar que
a) o homem e a natureza constituem elementos opostos e dissociados, já que mantêm poucas relações entre si, evoluindo, do ponto de vista da organização e funcionamento, paralelamente.

b) a natureza, hoje, subordina o homem às suas “leis” e “regras”, restando às sociedades adaptar suas atividades econômicas e culturais aos ritmos e condicionamentos impostos pelos fenômenos naturais.
c) as transformações do espaço geográfico realizadas pelo homem produziram uma “nova natureza”, caracterizada, cada vez mais, pela presença de formas e objetos artificiais e culturais.

d) os objetos artificiais instalados no espaço geográfico pelo homem caracterizam-se, hoje, pela sua baixa sofisticação, diferentemente daqueles acréscimos dos tempos primitivos, caracterizados pela alta complexidade.

e) a natureza, através dos tempos, mantém-se como um obstáculo intransponível a todo tipo de ação transformadora do espaço geográfico intentada pelo homem.

8°ANO A 
Nome:                                                  N:                           Série: 8 Ano A
Prof.ª Isabel                                                                        Disciplina: Geografia

1-Leia o texto a seguir e responda às questões.
Os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma freqüência alarmante nestes últimos anos.
(...) A época de ocorrência dos deslizamentos coincide com o período das chuvas, intensas e prolongadas, visto que as águas escoadas e infiltradas vão desestabilizar as encostas. Nos morros, os terrenos são sempre inclinados e, quando a água entra na terra, pode acontecer um deslizamento e destruir as casas que estão embaixo.
A distribuição geográfica de escorregamentos no Brasil vem afetando mais os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
a) Quando e onde ocorrem os deslizamentos de terra no Brasil?
b) Por que encostas e morros são ocupados nas áreas urbanas?

2-Leia o texto a seguir e responda às questões.
Todas as pessoas que vivem hoje em uma grande cidade mudaram sua postura e sua rotina em função da violência e da criminalidade. Já se foi o tempo do brasileiro cordial, boa-praça, sempre disposto a dar informações a estranho e acompanhar forasteiros até o local onde desejavam ir! Agora, quando, na rua, alguém lhe pergunta alguma coisa, ele responde apressado, protegendo a bolsa e o relógio, ou sequer responde. Nota-se a presença de pessoas suspeitas cuida logo de desviar o caminho. 

a) Você concorda que as grandes cidades apresentam violência e criminalidade? Por quê?
 b) Segundo o texto, como a existência da violência afetou o comportamento do brasileiro?


9ºANO A

Nome :                                                        N:                     Série:9 Ano A
Prof: Isabel                                                                 Disciplina: Geografia

1-    Leia o texto a seguir:
Celulares e carros são, hoje em dia, objetos de grande desejo de consumo. Ter um carro pode representar muita coisa, sucesso com as garotas, inveja dos vizinhos, glamour, requinte. O fato é que poucos podem comprar um carro, estando este objeto longe da realidade da maioria. Celular, por sua vez, é uma mercadoria mais barata que começou com um apelo funcional: a mãe conseguir falar com os filhos, ligar para alguém de qualquer lugar, uma ligação de emergência. Rapidamente ganhou funções “inúteis”, marcas, modelos e preços diferentes, transformando-se num objeto de forte apelo, capaz de mostrar aos demais “quem você é”, diferenciar ricos de pobres, pessoas de “bom gosto” e pessoas “fora de moda”.
Os fenômenos sociais contidos no texto referem-se exclusivamente a:
I. Mobilidade social ascendente, que expressa a melhora da posição do indivíduo no sistema de estratificação social, decorrente da posse de mercadorias tecnológicas.
II. Grupos de status referentes à hierarquização de pessoas e grupos com base em “estilos de vida” especiais identificados pela posse de certos atributos e bens peculiares que conferem prestígio, honra e distinção social a seus membros.
III. Retificação, que se refere à iniciativa do homem em atribuir a coisas e objetos inertes características de seres “animados” ou “humanizados”, portadores de propriedades “mágicas”.
IV. Classes sociais, entendidas como aqueles agrupamentos de pessoas estratificadas de acordo com suas posições nas relações de produção (propriedade, controle e apropriação dos meios de produção).

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

b) Somente as afirmativas II e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.


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1°ENSINO MÉDIO 

Nome:                                                      N:                                 Série:1 Ano A

Prof. Isabel                                                                          Disciplina : Geografia


Leia a questão e Responda :


À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois

a) o maior aquecimento implica menor formação de nuvens e, conseqüentemente, a eliminação de áreas úmidas e subúmidas do globo.

b) as chuvas frontais ficarão restritas ao tempo de permanência da frente em uma determinada localidade, o que limitará a produtividade das atividades agrícolas.

c) as modificações decorrentes do aumento da temperatura do ar diminuirão a umidade e, portanto, aumentarão a aridez em todo o planeta.

d) a elevação do nível dos mares pelo derretimento das geleiras acarretará redução na ocorrência de chuvas nos continentes, o que implicará a escassez de água para abastecimento.

e) a origem da chuva está diretamente relacionada com a temperatura do ar, sendo que atividades antropogênicas são capazes de provocar interferências em escala local e global.

2- A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando

a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.

b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.

d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.

e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.


2ºENSINO MÉDIO 

Nome:                                          N:                                     Série: 2 Ano A

Prof. Isabel                                                             Disciplina : Geografia

Leia os textos e responda as questões:
A diferença socioeconômica entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos é cada vez maior, agravada pela aceleração do processo de globalização econômica. O aumento da pobreza no mundo relaciona-se a vários fatores. Escolha a alternativa que melhor expressa essa realidade.
a) Utilização de políticas públicas paternalistas nos países pobres; controle da natalidade nos países ricos; diminuição da fome nos países subdesenvolvidos.
b) Aumento da concentração de renda; aumento dos postos de trabalho nos países do sul; pouca qualificação da população nos países mais pobres.
c) Políticas públicas que favorecem a distribuição de renda; igualdade das oportunidades entre os diferentes países; maior controle no processo de favelização nos países desenvolvidos.
d) Aumento da concentração de renda; fragilidade de políticas públicas favoráveis a distribuição de renda; desqualificação da mão-de-obra para o ingresso no mercado de trabalho nos países subdesenvolvidos.
e) Desemprego elevado nos países subdesenvolvidos; ocorrência, em todos os países do mundo, da modernização da produção industrial; maior distribuição de terras nos países mais pobres.
2- A luta contra a pobreza não será vencida enquanto os países não trabalharem para que suas sociedades sejam culturalmente diversificadas e inclusivas. Essa é a principal conclusão do Relatório do Desenvolvimento Humano – Liberdade Cultural num mundo diversificado, do Pnud de julho de 2004. A conclusão desse relatório afirma que a pobreza mundial se combate com
a) multiculturalismo.
b) negação da cidadania.
c) dominação cultural.
d) exclusão cultural.
e) terrorismo.



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