6ºANO
ESCOLA
_________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:
6 Ano
NOME:________________________________________________________________________
ATIVIDADE
DE CIÊNCIAS – CADEIA ALIMENTAR – 6º ANO
1.
O que é a cadeia alimentar?
2.
Como são chamados os herbívoros na cadeia
alimentar?
3.
Cite alguns animais que são carnívoros.
4.
O que acontece caso alguma das espécies venha a
ser extinta?
5.
Por que o desequilíbrio do ecossistema é um dos
principais problemas ambientais na atualidade?
6.
Pesquise e registre o significado das palavras
frutificar e arbustiva
7.
Pesquise o que são sanhaço e saí e, a seguir,
procure usar uma só palavra para descrever que tipo de animais são eles.
7ºANO
ESCOLA
_________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:
7 Ano
NOME:_______________________________________________________________________
1) Descreva biodiversidade.
2) Onde está presente a diversidade
biológica?
3) Por que o Brasil é conhecido como o país
da “megadiversidade”?
4) O que é a convenção da Diversidade
Biológica?
5) Das ameaças a biodiversidade, quais são
as principais?
8ºANO
ESCOLA
_________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:
8 Ano
NOME:_______________________________________________________________________
1) Qual dos alimentos abaixo possui uma grande quantidade de
nutrientes que atuam como construtores no nosso organismo?
(A) Mel
(B) Carne
(C) Arroz
(D) Batata-frita
2) O que pode acontecer conosco quando se ingere mais
calorias que o necessário?
(A) Anemia
(B) Anorexia
(C) Obesidade
(D) Perda de peso
3) Alimentos como
macarrão, arroz, batata, bolos e biscoitos são ricos em:
(A) Lipídeos.
(B) Vitaminas.
(C) Amido
(carboidratos).
(D) Proteínas.
4) Para que os
músculos se desenvolvam normalmente, é necessária a ingestão de uma grande
quantidade de proteínas na alimentação. Assinale a opção abaixo que contém
somente alimentos ricos em proteínas
. (A) Carne e ovos
(B) Macarrão e
legumes
9ºANO
Atividades para o
9º Ano
Ciências da
Natureza
Professor Raul
Fernandes Bueno
Atividade 1: Estados Físicos da Matéria
O que é átomo?
Como o átomo forma a matéria?
Como a agitação das partículas da matéria
interfere nas mudanças de estado físico?
Vídeo de apoio: " O que é um átomo?"
(disponível no youtube).
Quais os estados físicos da matéria?
Leitura de apoio: pesquisa virtual (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/).
Atividade 2: Estrutura da Matéria
Como é o modelo Atômico de Rutherford?
Leitura de apoio: pesquisa virtual (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/).
Atividade
3: Transformações químicas
O que você
imagina que acontece microscopicamente com as substâncias durante uma reação
química?
Como você
explica o comportamento dos átomos durante uma reação química?
Os átomos
mudam? Se perdem? Há ganho de átomos durante uma reação?
Pesquisem
sobre as Leis de Lavoisier e de Proust.
Leitura de apoio: pesquisa virtual (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/).
Atividade
4: As Cores da Luz
Por que
vemos diferentes cores?
Quai as
condições necessárias para a ocorrência do arco- íris?
Em que
situações cotidianas vocês já observaram fatos semelhantes ao arco- íris?
Quais cores
podem ser identificadas na formação do arco- íris?
Leitura de apoio: pesquisa virtual (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/).
Atividade
5: A Transmissão e Recepção da Imagem e do Som
Como se
propagam as ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas?
Qual o
espectro de todas as ondas eletromagnéticas que existem? Que tipos de aparelhos
de nosso cotidiano que usam ondas eletromagnéticas?
Leitura de apoio: pesquisa virtual (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/).
Nenhum comentário:
Postar um comentário