sábado, 2 de maio de 2020

CIÊNCIAS - MAIO 2020

6ºANO 


ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA: 6 Ano
NOME:________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – CADEIA ALIMENTAR – 6º ANO

1.    O que é a cadeia alimentar?

2.    Como são chamados os herbívoros na cadeia alimentar?

3.    Cite alguns animais que são carnívoros.

4.    O que acontece caso alguma das espécies venha a ser extinta?

5.    Por que o desequilíbrio do ecossistema é um dos principais problemas ambientais na atualidade?
6.    Pesquise e registre o significado das palavras frutificar e arbustiva
7.    Pesquise o que são sanhaço e saí e, a seguir, procure usar uma só palavra para descrever que tipo de animais são eles.



7ºANO
ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA: 7 Ano
NOME:_______________________________________________________________________

1) Descreva biodiversidade.
   


    2) Onde está presente a diversidade biológica?




    3) Por que o Brasil é conhecido como o país da “megadiversidade”?
  



    4) O que é a convenção da Diversidade Biológica?
   



    5) Das ameaças a biodiversidade, quais são as principais?


8ºANO

ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____

PROF:______________________________________________________TURMA: 8  Ano
NOME:_______________________________________________________________________

1) Qual dos alimentos abaixo possui uma grande quantidade de nutrientes que atuam como construtores no nosso organismo?
(A) Mel
 (B) Carne
 (C) Arroz
 (D) Batata-frita
2) O que pode acontecer conosco quando se ingere mais calorias que o necessário?
(A) Anemia
 (B) Anorexia
(C) Obesidade
 (D) Perda de peso
  3) Alimentos como macarrão, arroz, batata, bolos e biscoitos são ricos em:
 (A) Lipídeos.
 (B) Vitaminas.
 (C) Amido (carboidratos).
 (D) Proteínas.
  4) Para que os músculos se desenvolvam normalmente, é necessária a ingestão de uma grande quantidade de proteínas na alimentação. Assinale a opção abaixo que contém somente alimentos ricos em proteínas
. (A) Carne e ovos
 (B) Macarrão e legumes

9ºANO

Atividades para o 9º Ano
Ciências da Natureza
Professor Raul Fernandes Bueno
Atividade 1: Estados Físicos da Matéria
O que é átomo?
Como o átomo forma a matéria?
Como a agitação das partículas da matéria interfere nas mudanças de estado físico?
Vídeo de apoio: " O que é um átomo?" (disponível no youtube).
Quais os estados físicos da matéria?
Leitura de apoio: pesquisa virtual (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/).

Atividade 2: Estrutura da Matéria
Como é o modelo Atômico de Rutherford?
Leitura de apoio: pesquisa virtual (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/).
Atividade 3: Transformações químicas
O que você imagina que acontece microscopicamente com as substâncias durante uma reação química?
Como você explica o comportamento dos átomos durante uma reação química?
Os átomos mudam? Se perdem? Há ganho de átomos durante uma reação?
Pesquisem sobre as Leis de Lavoisier e de Proust.
Leitura de apoio: pesquisa virtual (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/).
Atividade 4: As Cores da Luz
Por que vemos diferentes cores?
Quai as condições necessárias para a ocorrência do arco- íris?
Em que situações cotidianas vocês já observaram fatos semelhantes ao arco- íris?
Quais cores podem ser identificadas na formação do arco- íris?
Leitura de apoio: pesquisa virtual (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/).
Atividade 5: A Transmissão e Recepção da Imagem e do Som
Como se propagam as ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas?
Qual o espectro de todas as ondas eletromagnéticas que existem? Que tipos de aparelhos de nosso cotidiano que usam ondas eletromagnéticas?
Leitura de apoio: pesquisa virtual (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/).



Nenhum comentário:

Postar um comentário